Educação ambiental em Miranda/MS

A primeira cidade a receber a ação de Educação Ambiental da Unidade Ambiental da Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul (PMA/MS) em 2014, foi Miranda. Ao todo 2,1 mil estudantes indígenas e 3.374 alunos no município foram atendidos com as oficinas ambientais e teatro de fantoches.

Durante as últimas semanas de fevereiro, a PMA concluiu os trabalhos de educação ambiental dos 5.474 alunos. Dentre os assuntos abordados, tiveram reciclagem de papel, visitação ao museu de animais e peixes empalhados, palestra sobre o ciclo da água e o seu uso sustentável, casa da energia, apresentações lúdicas sobre desmatamentos, incêndios florestais e resíduos sólidos.

Desde 1999 o Núcleo de Educação Ambiental de Campo Grande faz o trabalho educativo para prevenir autuações de crimes ambientais. A intenção é evitar que o dano à natureza seja causado, que em muitos casos são irreversíveis. Por ano, cerca de 20 mil alunos da Capital e do Interior recebem a ação.

A meta deste ano é superar o índice de atendimento dos anos anteriores. Em março (17 a 22), durante a Semana da Água, o Núcleo de Educação Ambiental (NEAM) estará em Aquidauana e Anastácio, inclusive, com planejamento de realizar no dia 22 (Dia Internacional da Água) a limpeza do rio Aquidauana com a comunidade dos dois municípios. Nas semanas subsequentes, o Núcleo continuará em trabalhos de Educação Ambiental nas duas cidades, até atender a todos os alunos.